As refeições inglesas

Para o brasileiro que lê os livros de Dama Agatha, principalmente os escritos nas primeiras décadas do século XX, pode ser meio difícil entender o sistema britânico típico, que incluía seis refeições diárias em vez das três (quando temos sorte) a que estamos acostumados.

Hoje em dia o inglês já se adaptou às pressões da vida moderna e são poucos os que dispõem de tanto tempo para comer. No blog Escrito À Mão, da Márcia, uma brasileira radicada na Inglaterra, ela comenta o que se comia em cada refeição e, principalmente, qual chá acompanhava.

TeaCrumpets

Havia um tempo na velha Inglaterra em que se fazia muitas refeições por dia. Comer pouco e sempre era a regra. O dia começava com uma ou duas canecas de chá, de preferência algo de sabor agradável sem ser muito forte, como o English Breakfast. Para acompanhar, muffins era uma boa pedida. Mas muffin para os ingleses não é aquele bolinho de chocolate e sim uma espécie de pãozinho macio para se comer com manteiga. Ou então a crumpets, que utiliza na sua produção uma massa bem igual à panqueca com o acréscimo do fermento, que faz o bolinho crescer e ficar cheio de buracos na superfície (foto acima).

Esta era a primeira refeição, nas primeiras horas da manhã. E para quem estava no trabalho pesado desde cedo, logo mais as 10 horas da manhã era preciso parar por um breve período pra recarregar as energias. E então vinha o breakfast propriamente dito. Agora o chá já poderia ser um pouco mais forte e se você vinha do norte, o Yorkshire Tea era a melhor escolha. E a refeição tinha que ser cheia de proteína, mas não tão grande que estragasse seu apetite no almoço. Então tínhamos: ovos, bacon, feijão (baked beans), linguiça, torradas, tomates assados e cogumelos. E mais uma xícara de chá, if you please.

De volta a labuta até a hora do almoço, que poderia ser de qualquer tipo, desde que no final fosse servido o digestivo chá Earl Grey.

Cinco da tarde era (e é até hoje) o horário que de largar o trabalho e ir finalmente para casa. O chá das cinco era mesmo uma instituição inglesa, a hora de relaxar e apreciar uma boa xícara da infusão. Afternoon Tea, como era conhecido, constituía-se na verdade de uma refeição farta com sanduíches, tortas de queijo, torradas com Marmite, bolo, geléias, compotas, cremes e, óbvio, uns dois bules de chá. E não é incomum de se ouvir nos dias de hoje alguém perguntar “what’s for tea tonight?” e não, esta pessoa não está perguntando o que há para o chá esta noite e sim, o que há para o jantar já neste horário hoje em dia é quando fazemos nosso última refeição do dia.

Mas não na Inglaterra antiga. Não. Porque depois do Afternoon Tea, que eu me esqueci de mencionar, era servido com o chá de mesmo nome, vinha o Dinner, o jantar mesmo, com direito a puddings de sobremesa, que na verdade não tem nada a ver com pudim, mas sim com a forma que a sobremesa era feita: se era assada, então era um pudding. E uma xícara de chá para encerrar o tea, opa, o dinner, antes de ir ao pub encontrar os amigos e tomar litros de cerveja à temperatura ambiente.

E para quem já está estufado com tantas refeições, trate de arrumar mais um espacinho porque na volta do pub e antes de ir para a cama havia finalmente a última refeição do dia, menor que o jantar, mas igualmente importante. E esta última refeição era então chamada carinhosamente de Supper ou Suppa, que poderia ser qualquer coisa que você tivesse na dispensa. E daí você conclui o porquê do supermarket ter este nome.

Leia o post completo dedicado ao hábito do chá no blog Escrito À Mão.

Anúncios

5 pensamentos sobre “As refeições inglesas

  1. André, tudo bem?

    Alguns médicos também indicam este hábito – sinal que os antigos sabiam mesmo das coisas, né?
    🙂

    Abraços!

  2. Nossa, fiquei satisfeita só de ler…rs… como se come!!
    Na verdade acho que todos médicos recomendam essas refeições leves e frequentes ao invés de se “empanturrar” de comida no almoço e jantar. Mas imagine só, a gente ia passar o dia ou preparando a comida ou comendo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s