A Ratoeira

Por tradição, ao final de cada apresentação, pede-se ao público para não revelar a identidade do assassino a ninguém do lado de fora do teatro, para assegurar que o final da peça não seja sabotado para a futura audiência. (Wikipedia, trad. livre)

Saint Martin's TheatreThe Mousetrap é a peça de teatro recordista em longevidade e apresentações: é encenada há mais tempo do que a própria Rainha Elizabeth 2ª tem de coroação (55 anos contra 50, completados em 2007). Three Blind Mice, a peça de rádio que originou a peça teatral The Mousetrap, aliás, foi criada a pedido da avó da Rainha Elizabeth 2ª, Mary of Teck, Rainha Consorte do Rei George 5º (da dinastia Windsor), que comemorava 80 anos de idade.

A peça, inspirada num fato real (a morte do menino Dennis O’Neal provocada por desnutrição e abuso, enquanto ele e seus irmãos estavam sob os cuidados de um casal de fazendeiros, em 1945), só pode ser adaptada fora do West End uma vez por ano e isto não inclui a adaptação para um filme, seja de cinema ou feito para tv, o que só acontecerá seis meses depois que a peça deixar de ser encenada em Londres. O produtor responsável pela compra dos direitos autorais de A Ratoeira para o cinema, em 1956, John Woolf, faleceu em 1999 . Seu filho Jonathan Woolf aguarda o fim da carreira de The Mousetrap nos teatros londrinos até hoje.

Graças à Internet e ao YouTube, no entanto, podemos assistir ao trabalho de aprilflower75, uma estudante canadense que encenou The Mousetrap para a aula de Arte Dramática na escola e gravou e editou no estilo dos antigos filmes mudos: em preto-e-branco, sem diálogos e com “cartazes” que narram a história e caraterizam as personagens em 5 minutos.

Veja o vídeo mas apenas se já sabe o final da trama. E não conte para ninguém.

Anúncios

4 pensamentos sobre “A Ratoeira

  1. Pingback: A vida aos 60, 70, 80… « A Casa Torta

  2. Pingback: Sobrevivente de caso que inspirou Agatha Christie lança livro « A Casa Torta

  3. Pingback: Sobrevivente de caso real que inspirou Agatha Christie lança livro « Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s