Galeria de Fãs: Sergei Ivanov

Sergei IvanovSergei Ivanov é o atual Primeiro Vice-Premiê da Rússia, apontado como potencial sucessor de Vladimir Putin; ambos são formados pela KGB (Komitet Gosudarstvenno Bezopasnosti ou Comitê de Segurança do Estado). Antes disso ele trabalhou no governo russo no setor de contra-inteligência e segurança internacional, o que pode explicar as suas preferências literárias expostas em seu perfil publicado pelo Pravda.RU, em agosto de 2007.

Ivanov passou várias semanas em Londres estudando inglês como estudante de intercâmbio nos anos 70 aos 20 anos de idade. Ele mais tarde tornou-se um leitor de John le Carré, Agatha Christie, Frederick Forsyth e adepto de uísque de malte. (Pravda)

Sergei Ivanov: O Homem que pode ser o Próximo Presidente da Federação Russa

Vice Primeiro-Ministro Deputado Sergei Borisovich Ivanov nasceu no dia 31 de Janeiro de 1953 em Leningrad (St. Petersburg). Ele atualmente tem o posto de Tenente-General, aposentado, e é fluente em inglês e sueco. É casado com dois filhos.

Ivanov foi criado pela sua mãe, uma engenheira. Seu pai morreu quando era bebê. “Meus ídolos eram o Beatles,” lembrou Ivanov, que é também um adepto do Pink Floyd e Led Zepelin. “E meu interesse em estudar inglês era devido à minha fascinação com as suas canções.

Ivanov passou várias semanas em Londres estudando inglês como estudante de inter-câmbio nos anos 70 aos 20 anos de idade. Ele mais tarde tornou-se um leitor de John le Carré, Agatha Christie, Frederick Forsyth e adepto de uísque de malte. A pesca também é referida como um dos seus passatempos. Sergei Ivanov também fez judo, como Presidente Putin e tornou-se cinturão preto e desportista entusiástico, jogando basquetebol para equipe superior do St. Petersburg. Dizem que gosta de vinho tinto e vodka e fuma muito, embora fotógrafos são advertidos para não o fotografar quando tem um cigarro na sua boca.

Considerado como um dos sucessores possíveis ao Presidente, Sergei Ivanov é três meses mais jovem que Vladimir Putin, com quem tem muito em comum. Ambos são de St. Petersburg e serviram no KGB. Ambos homens foram a escolas especializadas, Putin em química e Ivanov em língua inglêsa. Seus caminhos parecem continuar em paralelo – ambos foram à Escola superior da KGB em Minsk.

Ivanov diz que só se conheceram quando foram designados depois para trabalhar na mesma divisão da KGB em Leningrade. Recebeu a Ordem II Para Serviços à Pátria (2003). Enquanto Putin trabalhou cinco anos na RD Alemanha, Ivanov segurou postes como um oficial de inteligência em Escandinávia e África.

Recentemente, Ivanov era responsável na ligação com serviços estrangeiros de segurança e conra-inteligência. Sua nominação em Novembro de 2005 como vice- Primeiro-Ministro fizeram-no secunda em linha à presidência depois de Dmitry Medvedev. Foi dado uma promoção por Presidente Putin a Primeiro vice-primeiro-Ministro em Fevereiro, colocando-o em pé de igualdade com Medvedev.

A nomeação também retirou-o do Ministério de Defesa . facilmente criticado, aumentando a possibilidade que Ivanov tornar-se-á sucessor do Putin. Ao Ivanov foi dado responsabilidade especial para ciência e tecnologia assim como o complexo militar-industrial. Já, cientistas anotaram aumentos grandes em seus salários.

Outra nota interessante é que Ivanov era instrumental na decisão do Putin trazer de volta símbolos militares da era soviética e causou alarme no Ocidente quando ameaçou ataques aéreos contra Geórgia, ex- estado Soviético, que ele acusado de abrigar militantes chechenos.

Sergei Ivanov foi interrogado relativamente às suas ambições presidenciais numa conferência recente. Com um olhar frio e duro, ele exigiu que o interrogador traduzisse a pergunta de inglês para russo. “Sinto muito, tenho uma regra de ferro,” disse em inglês fluente, “em Rússia eu só falo em russo”. Ele repetidamente negou qualquer ambição para ir ao Kremlin. “Essa questão não me interessa,” disse em 2005. “O presidente confiou a mim a tarefa difícil de modernizar as forças armadas.

Em outra ocasião quando interrogado por ITAR-TASS sobre a possibilidade de ser Presidente da Federação Russa, Ivanov respondeu, “mesmo que eu não fiquei vermelho após a sua pergunta…umas cem vezes eu já respondi que ocupei este poste crítico (primeiro vice-primeiro ministro) vários meses. Eu só penso sobre como é possível a máxima e mais eficiente contribuição à expansão da ciência e tecnologia”.

Ao contrário da abordagem modernista do Medvedev, Ivanov é considerado mais como um tradicionalista. De acordo com as últimas votações, sua aprovação é mais alto que isso do seu rival mais próximo, Dmitry Medvedev, na corrida para seguir ao Presidente Putin, que em Março vai retirar-se no fim do seu segundo termo.

Valentina Matviyenko, governadora de St Petersburg e protegé de Putin, elegiou Ivanov, comparando-o a Pedro, o Grande. Comentário interessante de fato. Os próximos meses até que a próxima eleição serão bastante interessantes.

Lisa KARPOVA

Fonte: Pravda.RU

Anúncios

2 pensamentos sobre “Galeria de Fãs: Sergei Ivanov

  1. Adoro ler sobre esses fãs famosos. Será que existe algum país do mundo (atualmente 193, segundo minhas fontes) onde não haja leitores de Agatha ? (sim, eu sei, há países extremamente pobres, há culturas muito distintas, mas…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s