Poirot x Os Outros

Assassinato no Campo de Golfe, 1923Dame Agatha não criou Hercule Poirot tão pedante e convencido quanto outros detetives da literatura policial. Mas isso não quer dizer que ele tenha sangue de barata…

Giraud ficou um instante de boca aberta e, finalmente, caiu na gargalhada, batendo com o indicador na testa.

– O senhor não está regulando bem ! – exclamou ele.

Poirot empertigou-se. Havia um brilho perigoso nos seus olhos.

– Sr. Giraud, desde o início venho notando de sua parte uma deliberada vontade de insultar-me. O senhor está precisando de uma lição. Estou pronto a apostar quinhentos francos como encontrarei o assassino do Sr. Renauld antes do senhor. Aceita ?

Giraud encarou-o completamente aturdido e murmurou de novo:

– O senhor não está regulando bem.

– Deixemos de conversa – insistiu Poirot. – Aceita ou não aceita ?

– Não tenho a mínima intenção de levar o seu dinheiro.

– Compreendo, o senhor não aceita !

– Bolas ! Nesse caso concordo ! O senhor tem se queixado da maneira como o tenho tratado. Pois bem: por umas duas ou três vezes a sua maneira de tratar-me também me irritou bastante.

– Fico satisfeito em ouvir isso – disse Poirot. – Bom dia, Sr. Giraud. Passe bem. Venha, Hastings.

(“Assassinato no Campo de Golfe”, 1923, pág. 178-189, tradução de Sergio Souza)

2 pensamentos sobre “Poirot x Os Outros

  1. Eu acho o Poirot extremamente convencido de sua capacidade. Ele tem senso de humor suficiente para brincar com seu pedantismo, ou com o próprio Hastings.
    Uma das coisas que eu mais gosto na Agatha, acho até que já comentei aqui é a ironia. Em todos os livros dela eu sinto essa ironia latente, acho muito legal.
    =^.^=

Deixe um comentário

