Torta de rins

Lord Horbury deteve-se junto do aparador e serviu-se distraidamente de rins. (Morte nas nuvens, Ed. Nova Fronteira/2005, pág. 125)

KidneyPieEm vários livros de Agatha Christie vemos esta iguaria servida no café da manhã. Confesso que eu pensava que “rins” fosse uma espécie de apelido, igual a “cupim” (aquela corcova do boi). Mas não, é o órgão que filtra o sangue e excreta urina mesmo!

Os rins são de boi, carneiro ou porco e é claro que devem ser muito bem limpos… O steak & kidney pie leva um recheio de bife e rins num molho espesso, com a camada superior de massa podendo ser totalmente selada ou em tirinhas. Quando a cobertura é substituída por uma massa feita com gordura animal, vira steak & kidney pudding.

No site da BBC há uma receita simples, com medidas no sistema britânico: libras (pounds – lb), onças (ounces – oz.), onça fluida (fluid ounces – fl oz.), colher de mesa (tablespoon – tbsp), que é diferente da nossa colher de sopa. Neste site é possível converter todas as quantidades para o sistema métrico, que usa quilos, gramas, litros e mililitros.

Ou usar a receita em português brasileiro do site Céu Nossa Senhora da Conceição, que ainda ensina a limpar os rins.

Como limpar os rins
Apare, corte os rins pela metade, retire os tubos brancos e deixe de molho em água salgada por uma hora. Depois de preparado desta forma, use em qualquer receita de rim de sua preferência.

Torta de carne e rim

Limpe os rins como explicado acima; corte em cubos, coloque em uma caçarola com água fria, deixe ferver, jogue fora a água e repita o procedimento. Enquanto isso, corte 1/2kg de carne bovina em cubos de 2,5cm, passe na farinha de trigo integral, tempere com sal e pimenta e deixe dourar em uma panela pesada de ferro em ¼ de xícara de manteiga. Acrescente 1 porção de cebola picada, 1 colher de chá de molho de soja (shoyo), cubra com água fria, acrescente os rins e deixe cozinhar lentamente por aproximadamente 2 horas. Acrescente água, se necessário, e misture para evitar que grude na panela. Transfira para uma travessa refratária, cubra com uma camada de massa (que fica como uma crosta) feita com farinha de trigo integral para pastelaria, asse rapidamente e sirva bem quente.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Torta de rins

  1. Olá Lady Lucy! Sobre os rins eu já sabia que era o órgão mesmo. Meu pai come rins (ARG!) com bacon. Já experimentei e posso afirmar que é bem estranho. Um gosto muito forte.
    Não é uma iguaria que eu aprecie.
    Fico imaginando comer isso no café da manhã . . . Tá certo que lá é muito frio e comidas fortes são bem vindas, mas continuo achando muito esquisito.
    =^.^=

  2. Anne, até que eu não sou muito enjoada, mas confesso que rins (e testículos) não são muito a minha praia… Corajoso é o seu pai!
    🙂

  3. Sempre comi rins, meu pai sempre assa qdo tem churrasco, o gosto é forte, mas é uma delícia. Aqui no MT é comum comer rins fritos ou assados 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s