Gostos e comportamentos

Agatha ChristiePara conhecermos mais nossa Dama do Crime e seus gostos pessoais, um trecho do capítulo VI de sua “Autobiografia”:

O que sei fazer? Bem, sei escrever. Poderia ser uma instrumentista razoável, mas não uma profissional. Sou uma acompanhante competente para cantores. Posso improvisar coisas, quando me encontro em dificuldades — e esse dom me tem sido muito útil. Todo mundo ficaria surpreso se soubesse o que sou capaz de fazer, quando surge um problema doméstico, com grampos de cabelo e alfinetes de segurança! Um dia, fiz uma espécie de bola de pão pegajosa, prendi-a a um grampo de cabelo, colei o grampo com lacre num pedaço de pau e consegui recuperar a dentadura postiça de minha mãe, lá onde ela caíra, no telhado da estufa de plantas! Cloroformizei com êxito um ouriço-cacheiro que se embaraçara na rede de tênis e consegui soltá-lo. Posso orgulhar-me de ser um elemento útil em casa. E assim por diante. É o momento agora de falar sobre aquilo de que gosto e de que não gosto.

Não gosto de multidões, nem de me sentir esmagada de encontro a outras pessoas; vozes altas demais; ruído; conversas infindáveis; grandes festas e, especialmente, coquetéis; cigarro e, de modo geral, fumaça; nenhuma bebida, exceto às refeições; marmelada; ostras; comida morna; céus cinzentos; os pés dos pássaros, ou mesmo a sensação de tocar em qualquer pássaro. Para terminar, a coisa que detesto mais ferozmente — o sabor e o cheiro de leite quente!

Gosto de sol, de maçãs, quase toda espécie de música, trens e ferrovias, charadas e tudo quanto disser respeito a números; gosto de ir para junto do mar, tomar banho de mar, nadar, gozar o silêncio, dormir, sonhar, comer, cheiro de café, lírios-do-vale, a maioria dos cães e teatro.

Poderia fazer listas muito mais completas, muito mais grandiosas, muito mais importantes, mas aí está o que eu dizia: não seria meu gênero, e suponho que tenho de me resignar a ser eu.

2 pensamentos sobre “Gostos e comportamentos

Deixe um comentário

