Hors-d’oeuvre

O livro O Inimigo Secreto faz referência a muitas refeições que parecem deliciosas e que serão estudadas nas próximas três semanas: antepastos, três pratos quentes e sobremesa. Comecemos com os antepastos, os tais hors-d’oeuvre.

Depois que estavam sentados, cercados pelos muitos hors-d’oeuvres dos sonhos de Tuppence, Tommy não pôde mais conter a curiosidade acumulada:
– E agora me conte tudo, Tuppence! (pág. 28)

Hors-doeuvreHors-d’oeuvre. É o estágio preparatório; em português ou italiano: o antepasto. Do antepasto não se espera que seja particularmente nutritivo, mas que excite o aparelho digestivo, que o torne exigente, e que aguce o apetite. Por isso no antepasto servem-se alimentos de aspecto atraente, que excitam o apetite, que estimulam as glândulas salivares e gástricas: folhas de alface, tomates, limões, fatias de ovos, escargots, pãezinhos, que são precedidos ou acompanhados de pequena dose de aperitivos: caipirinha, Campari com suco de laranja (se vão além de uma pequeninísssima dose, os aperitivos fazem efeito contrário: anestesiam e paralisam as glândulas digestivas, embotam o paladar e matam o apetite, e causam dor de cabeça!…). (Ruben Queiroz Cobra)

Os hors-d’oeuvre (singular e plural são idênticos e a tradução é, mais ou menos, “fora do serviço”, sendo “serviço” a própria refeição) são servidos quando há um longo período de tempo entre a chegada dos convidados e o início da refeição.

Canapés, crudité, queijos, lingüiças, bruschettas, empanados, salgadinhos também podem ser servidos como hors-d’oeuvres.

Na Itália são conhecidos como antipasti, nos EUA como appetizers e na Espanha, como tapas.

Crudité
Ingredientes:
• pimenta-do-reino a gosto
• sal a gosto
• 1 salsão pequeno
• 2 pepinos
• 3 colheres (sopa) de salsa picada
• 3 cenouras
• 250 g de ricota amassada
• 2 potes de iogurte natural

CruditéPreparo da Receita:
Misture o Iogurte com a ricota até obter uma pasta homogênea. Tempere com sal e pimenta e adicione a salsa. Raspe levemente a casca da cenoura, corte-a em quatro partes no sentido do comprimento. Corte da mesma forma o pepino. Separe os talos do salsão, cortando ao meio aqueles que estiverem muito largos e deixando inteira as folhinhas internas que são mais tenras. Coloque o patê em uma cumbuca e sirva com os legumes cortados em tiras para que cada pessoa se sirva.

Bruschetta de tomate
Ingredientes:
4 fatias de pão italiano
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de azeite
2 tomates picados
Sal a gosto
Manjericão em folhas

BruschettaModo de preparo:
Asse em forno alto prequecido as fatias de pão, por 10 minutos.Esquente o azeite, coloque o alho, o sal e o tomate. Refogue bem por 2 minutos em fogo baixo. Espalhe sobre as fatias de pão, decore com folhas de manjericão e sirva.

Observação: As citações e respectivas páginas foram extraídas da edição brasileira de O Inimigo Secreto
Ed. Círculo do Livro
Tradução: Carlos Soulié do Amaral
Ano: n/d
Páginas: 265

3 pensamentos sobre “Hors-d’oeuvre

  1. Pingback: Pêche Melba « A Casa Torta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s