Dinastias Egípcias

E No Final a Morte, parte da capa da Nova FronteiraEncontrei neste link sobre “E No Final a Morte” (1945) a seguinte descrição:

Em Tebas, no Egito, por volta do ano 2000 a.C., Nofret é encontrada com a face voltada para cima e com o corpo esmagado e retorcido. Para este romance, Agatha Christie se inspirou em algumas cartas egípcias da XI Dinastia, encontradas pela equipe do Museu Metropolitano de Arte de Nova York. Além de descrever os costumes e crenças da época, a autora convida o leitor a desvendar este misterioso assassinato.

A curiosidade sobre a dinastia egípcia me levou ao Wikipedia, onde encontrei a seguinte descrição:

A décima primeira dinastia do Egipto antigo era um grupo de governantes, cujos membros anteriores estão agrupados com as quatro dinastias anteriores para formar o Primeiro Período Intermediário, enquanto os membros posteriores são considerados parte do Reino Médio. Eles todos governado a partir de Tebas.

Os membros conhecidos da décima primeira dinastia (somente em Tebas) são:

– Mentuhotep I (2134 a.C. – ??)
– Sehertawy Intef I (? – 2118 a.C.)
– Wahankh Intef II (2118 a.C. – 2069 a.C.)
– Nakhtnebtepnefer Intef III (2069 a.C. – 2061 a.C.)
– Nebhetepra Mentuhotep II (2061 a.C. – 2010 a.C.)
– Sankhkara Mentuhotep III (2010 a.C. – 1998 a.C.)
– Nebtawyra Mentuhotep IV (1998 a.C. – 1991 a.C.)

A afirmação de Manetho de que a Décima Primeira Dinastia consistiu de 16 reis, que reinou por 43 anos, é contrariada pelo escritor contemporâneo e as provas de Turin King List, cujo testemunho combinado estabelece que este reino consistia de sete reis que governado por um total de 143 Anos. No entanto, o seu testemunho de que esta dinastia foi baseada em Tebas é confirmado pela evidência contemporânea. Foi durante esta dinastia que todas as do Egipto antigo estava unida ao abrigo do Reino Médio.

Esta dinastia traça as suas origens a um nomarca de Tebas, “Intef, o Grande, filho de Iku”, que é mencionado em um número de inscrições contemporâneas. No entanto, seu imediato sucessor Mentuhotep I é considerado o primeiro rei da dinastia.

Uma inscrição esculpida durante o reinado de Wahankh Intef II mostra que ele foi o primeiro desta dinastia a reclamar para se pronunciar sobre o conjunto do Egipto, uma reivindicação que levaram o Tebanos em conflito com os governantes da Herakleopolis Magna, a Décima Dinastia. Intef empreendeu várias campanhas no norte, e conquistou um importante nome em Abido.

Tanto no Wikipedia quanto neste link, entre outros, você pode encontrar mais informações sobre as demais dinastias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s