As beberagens de Poirot

Agora podemos dormir em paz. E bem que estou precisando de algum sono. Minha cabeça está doendo terrivelmente. Ah, o quanto eu não daria agora por uma boa tisane!
Como em resposta à sua prece, a abertura da tenda foi empurrada para o lado e Hassan apareceu, trazendo uma xícara fumegante que ofereceu a Poirot. Era chá de camomila, algo que Poirot apreciava particularmente. (Poirot Investiga, Ed. Record, pág. 83)

Camomila (Matricaria Recutita / M.chamomilla L proparte / Chamomilla recutita L Rauscher) é uma planta cujas flores lembram pequenas margaridas. Além do seu valor ornamental, acreditava-se que a planta trazia boa sorte e atraía dinheiro, mas seus benefícios mais conhecidos (e comprovados) são o efeito relaxante da sua infusão, que ainda ajuda a suavizar olheiras e inchaço dos olhos e realçar cabelos claros. Em compressas, também alivia o ardor das queimaduras por exposição prolongada ao sol

O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.

A chaleira estava no fogo e, a seu lado, havia uma pequena panela esmaltada contendo um pouco de chocolate, espesso e doce, que agradava mais ao paladar de Poirot do que a coisa que ele descrevia como “o veneno inglês”. (Poirot Investiga, Ed. Record, pág. 119)

Receita de chocolate quente é o que não falta, cada um tem a sua… Pessoalmente, eu prefiro aquelas que não são engrossadas artificialmente com amido de milho (maisena) e as que levam chocolate meio-amargo. Quanto ao chocolate em pó, prefiro aquele “do padre” (se não me engano é Oetker Quaker, a marca).

Chocolate quente cremoso

Ingredientes
1 1/2 litro de leite
1 lata leite condensado
200g chocolate meio-amargo, picado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de rum ou conhaque

Modo de fazer
Em uma panela antiaderente, leve ao fogo o leite condensado, leite, o chocolate em pó e o chocolate meio-amargo, mexendo sempre. Quando estiver espesso, acrescente o rum ou conhaque. Sirva numa caneca e polvilhe com um pouco de canela em pó. Se desejar mais grosso, diminua a quantidade de leite.

Anúncios

10 pensamentos sobre “As beberagens de Poirot

  1. Esse Poirot !

    E essa Lady Lucy, que a uma hora dessas (11:47h) me causa fome com seus posts-Nham, mesmo sendo sobre bebidas…

    🙂

    (Fiquei na dúvida se a do padre é Oetker ou Quacker…)

  2. Não mencionaste o xerez depois das refeições, e que por sinal, foi a salvação de Poirot em “Tragédia em Três Atos”.

    Ah sim, e o café que Poirot prefere ao chá inglês.

  3. Carla, seja bem-vinda!

    O desdém de Poirot pelo chá inglês (e até pelo café britânico, que ele considera muito fraco) realmente deixei passar batido… Tentarei me redimir no futuro.

    Quanto à Tragédia em três atos, recebi o livro nessa semana.
    😉

    E tem também o famoso licor de cassis, né? Todos esses ficarão para um post (ou mais) conforme os respectivos livros forem lidos ou relidos.

    Obrigada pela dica!

  4. Olá
    Antes de mais nada parabéns. É um prazer visitá-los.
    Mas quem acabou ficando na dúvida sou eu…
    Afinal o chocolate em pó dos padres não é o da Nestlé, que vem com os dois franciscanos, um deles lambendo a colher de pau?
    Zaira

  5. Ah, lembrei !!!
    Em janeiro, encontrei num mercadinho do litoral sul o chocolate em pó da Neugebauer. Ele é tão encorpado e tem um sabor (amargo) tão marcante que diminuí bastante a quantidade de leite condensado. Só coloquei umas lasquinhas de casca de laranja para perfumar.
    Até mais
    Zaira

  6. Zaira, seja bem-vinda!

    Menina, faz tanto tempo que não vejo uma caixa desse chocolate que, sinceramente, não me lembro mais da marca… Agora que fiz uma busca é que vi que a Nestlé comprou a marca, vixi. Obrigada pla correção!

  7. oi pessoal muito bom mesmo esse site a pessoa deixa ate depoimento.

    chocolate quente hum uma delicia.

    thauuuuuu

    meu orkut:raissa_surf@hotmail.com R@!55@,amizade ñ se compra,se conquista.

    msn:raissa11anos@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s