Mahjong

Da tradução portuguesa de “O Assassinato de Roger Ackroyd”, capítulo 16:

Naquela noite, em nossa casa, reuniu se um pequeno grupo para jogar o majongue. Esse género de divertimento é muito popular em King’s Abbot. Os convidados chegaram depois do jantar, com as suas galochas e os seus impermeáveis. Tomaram uma chícara de café e, mais tarde, doces, sanduíches e chá.

São tantos os links de Mahjong (uma das muitas grafias) para jogar online que fica difícil escolher apenas alguns, mas selecionei um em português somente por apresentar exemplos bem diferentes e nem tão tradicionais assim: escolha o seu estilo clicando aqui.

Para quem não conhece, vai a definição do Wikipedia:

Mahjong (também Majongue, Mah Jongg ou Majiang) é um jogo de mesa de origem chinesa que foi exportado, a partir de 1920, para o resto do mundo e principalmente para o ocidente. É composto de 144 peças, chamadas comumente de “pedras”.

(…) O Mahjong moderno é descendente de um antigo oráculo que há milênios era consultado pelos adivinhos chineses. Quando seus astrônomos começaram a registrar as progressões do Sol, da Lua e dos planetas utilizavam um tabuleiro de adivinhações para prever a posição dos corpos celestes.Os movimentos destes astros no céu era registrado movendo os contadores pelas casas do tabuleiro. Este é possivelmente a origem de muitos jogos difundidos, como o Pachisi e o Mahjong. Precisamente neste último são verificados sinais desta origem de oráculo, como a inversão dos pontos cardeais (já que se trata de uma representação dos céus e não terrestre) e a divisão de treze pedras, que representam os meses do calendário lunar.

Leia o artigo completo e a descrição das peças clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s