Citando Agatha – Semana de 14 a 20.07.2008

Na semana passada, A Casa Torta começou uma série “infinita e semanal” (publicado sempre às terças) de posts que abrangem um resumo (de alguns) dos blogs que citaram Agatha Christie durante a semana anterior. Foi mais uma idéia brilhante de Lady Lucy e uma forma de criar uma conexão que registre, periodicamente, parte desta enormidade de sites que falam, por um motivo ou por outro, sobre a Dama do Crime. Neste post, citações de blogs em português de 14 a 20.07.2008.

20.07.2008
Blog: Intensa Magia
Post: Albert Finney como Hercule Poirot em ”Assassinato no Orient Express”

Não é muito difícil notar que por trás dos livros de Agatha Christie existe uma moralidade simples e selvagem. Ela via a torpeza do ser humano através das fachadas de cavalheirismo rural dos ingleses (indo contra os seus instintos, porque ela, de classe média, era uma esnobe aristocrática). Achava o coração humano sombrio e também era a favor da pena de morte. Mas isso é dito tão delicadamente e com um estilo tão infantil (em muitas passagens, semiletrado, apenas) que muitos de seus leitores não percebem (será que deveriam?).

20.07.2008
Blog: Zorn´s World
Post: Mais 20 filmes na TV

Star Trek VI: The Undiscovered Country: Um dos mais interessantes filmes de jornada nas Estrelas por se tratar mais um conto a lá Agatha Christie com muito mistério e pouca ficcao. Bastante interessante, principalmente se você gosta da série.

19.07.2008
Blog: Projeto Democratização da Leitura
Post: [Romance] Livro Um brinde de cianureto – Agatha Christie

Quem matou Rosemary? Quem foi cúmplice de quem? A trama novelesca do romance conduz o leitor interessadamente, página a página, como só Agatha Christie sabe fazer.

19.07.2008
Blog: Blog Navarco Maia
Post: Sábado, 19 de Julho de 2008

A editora L&PM lança o livro inédito atribuído a Agatha Christie na realidade de autoria de Charles Osborne, biógrafo de Agatha, que vem trazendo diversos outros livros após o desaparecimento desta escritora. A exemplo do que vem acontecendo com Harold Robbins, um escritor renomado baseado em idéias ou histórias vem adaptando argumentos para novos livros da Agatha Christie, o lançamento em questão chama-se Teia da Aranha e integrante da coleção L&PM Pockets. Eu que sou um dos fãs de Agatha não deixei de ler está novidade nos próximos dias.

18.07.2008
Blog: Vozes Dissonantes (Portugal)
Post: Tanto barulho para nada…

Razão tem Hercules Poirot, o famoso detective da Agatha Christie, que utiliza o método infalível de se sentar e pensar: “treinar as células cinzentas” (esta série passa na RTP Memória, descobri recentemente, à tarde e ao início da noite). Fala-se demais, há demasiado ruído. No meio da histeria colectiva poucos param para pensar e “treinar as células cinzentas”. Porque, se o fizessem, a realidade começava a surgir-lhes à frente, cada vez mais nítida, cada vez mais compreensível.

18.07.2008
Blog: Vale das Sombras (Portugal)
Post: Agatha Christie – O Estranho Caso da Velha Curiosa

Mrs. McGillicuddy, uma amiga de longa data de Miss Marple, assiste, do comboio onde seguia viagem, a um assassínio de uma mulher praticado noutro comboio que seguia no mesmo sentido. Mas quando esta tenta explicar o que viu às autoridades ninguém acredita nas suas palavras, por um motivo muito simples… não foi encontrado nenhum cadáver!

18.07.2008
Blog: Eu Plural
Post: Mais um grande escritor, Assis usava Machado para abater Iracemas que não estavam no romance de José de Alencar

Trata-se de uma corneada ímpar na história da literatura brasileira. Mas, afinal, Escobar comeu ou não comeu a Capitu? E o debilóide Bentinho, foi ou não foi corneado pelo melhor amigo? Bem, esse é um mistério que nem a Agatha Christie conseguiu superar.

17.07.2008
Blog: (my) pickwick portfolio
Post: livros do mês

esses são os livros que estou lendo no momento. estou gostando de todos. agatha christie é sempre muito bom! gosto mais da miss marple.

16.07.2008
Blog: Quiche de Macaxeira
Post: Sopa de Letras – Participantes

Gostaria de agradecer imensamente a todo mundo que participou do evento Sopa de Letras. (…) Enquanto o encontro (e o sorteio) não acontece, dêem uma olhada em quem se envolveu nesta sopa, em ordem de participação: (…) Carlos Eduardo, do blog VemKafkaComigo, com a misteriosa receita Torta de Marrom, do livro Nêmesis, de Agatha Christie. (…)

16.07.2008
Blog: O Caderno de Cinema de Marina W.
Post: Testemunha de acusação

Com diálogos deliciosos, cheios de humor e ótimas sacadas, o filme é baseado na peça teatral, do livro de Agatha Christie, o que garante um final um tanto inesperado. Por falar nisso, a escritora ficou feliz com o que viu na tela e pela primeira vez que gostou de uma adaptação sua para o cinema. Wilder criou o papel da enfermeira só para que a mulher de Charles Laughton participasse do filme e ela acabou garfando o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante.

15.07.2008
Blog: Blog Timblindim
Post: Daniel Dantas: de Ágata Cristie a Hitchcock

A falsa trilha, a meu ver, remete o dossiê Daniel Dantas para o universo de sombra e suspense que consagrou tanto Ágata Cristie quanto Alfred Hitchcock. Isso de um lado. De outro, a desenvoltura de Dantas, sua confiança na absoluta impunidade, o destaca também – como se lê na reportagem da “Veja” que está nas bancas -, como o homem que sabe demais, tornando-o um personagem duplo do diretor inglês que se consagrou em Hollywood e encantou o mundo com a expressão de sua arte.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Citando Agatha – Semana de 14 a 20.07.2008

  1. Lucy,

    Eu estou longe de ler toda a obra de Agatha Christie, mas um que gostei muito foi O Caso dos Dez Negrinhos. Eu acho que foi o primeiro livro dela que li, talvez por isso tenha me marcado tanto.

    Abraços!

  2. Olá, Renata, seja bem-vinda. Também não li a obra completa, e também gosto muito de O Caso dos Dez Negrinhos. Um abraço e volte sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s