Ptomaína

O médico inclinou-se para Tuppence.
– Diante das circunstâncias, não há necessidade de esconder nada. A não ser pelo episódio do chocolate, acredito que estas mortes tenham sido provocadas por ptomaína, mas do tipo incomum, mais virulento. Constatei inflamação gastrointestinal e hemorragia, assim, estou levando a pasta de figo para ser analisada. (Sócios no Crime, Ed. Record, 1987, pág. 129)

Definição do dicionário KingHost:

PTOMAÍNA s.f. Nome de vários compostos químicos relacionados com o amoníaco. — Formam-se como produtos residuais da ação de bactérias que causam a decomposição de matéria orgânica vegetal ou animal. Têm certa semelhança com os alcalóides encontrados em vegetais e animais venenosos.

Definição do dicionário Houaiss:

1 putrefação cadavérica
2 a parte putrefata de um organismo animal
3 infecção que resulta de contato com essa putrefação
4 Rubrica: bioquímica.
cada uma das diversas moléculas orgânicas ricas em nitrogênio e formadas em conseqüência da decomposição de matéria orgânica de origem animal

De qualquer forma, é uma palavra que não ouvimos/vemos mais atualmente porque não existe mais o que se conhecia por “envenenamento por ptomaína” na época de Agatha Christie. Com as novas descobertas da medicina e da ciência mudou-se a nomenclatura: hoje em dia se diz “intoxicação alimentar por bactérias”, geralmente do tipo salmonela ou Campylobacter, campo do Dr. Bactéria.

A ptomaína (do grego ptōma, corpo caído, cadáver) agora denomina substâncias químicas formadas no processo de decomposição de tecidos animais e vegetais.

Anúncios

Um pensamento sobre “Ptomaína

  1. Pingback: Atropina « A Casa Torta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s