Theodore Blunt almoça com o Prefeito de Polícia de Paris

– Srta. Ganges, vou almoçar aqui amanhã com o Prefeito de Polícia de Paris. Anote o almoço e entregue ao mâitre com a recomendação de reservar minha mesa de sempre. Estou ajudando francesa num caso importante. A taxa – fez uma pausa – é considerável. Está pronta, srta. Ganges?
– Estou – disse Tuppence, caneta na mão.
– Começaremos com uma salada de camarão especial que servem aqui. Então, a seguir, deixe-me ver, a seguir omelete Blitz e talvez dois Tournedos à l’Étranger.
Calou-se e murmurou à guisa de desculpa:
– Espero que não se incomodem. Ah! Sim. Souffle en surprise. Este prato arremata a refeição. Um homem muito interessante, o Prefeito de Polícia. Talvez o senhor o conheça, não? (Sócios no Crime, Ed. Record, 1987, pág. 80)

Salada de camarão

Salada de camarão
Procurei, procurei e não achei a receita original da salada especial de camarão do Ritz. Esta a seguir, de Rufino Casal Trienta, me parece especial o bastante. 😉

INGREDIENTES (2 porções)

– 8 camarões gigantes frescos de 140 g a 150 g cada um
– 8 rodelas de tomate-caqui
– 8 rodelas de palmito
– 8 folhas de alface americana rasgadas em pedaços
– 100 g de cenoura ralada
– 2 tomates-cereja abertos
– 8 tirinhas de pimentão-vermelho
– Suco de limão e óleo extravirgem de oliva a gosto
– Sal a gosto

PREPARO

Cozinhe os camarões no vapor, por aproximadamente 7 minutos. Após o cozimento, descarte a cabeça e descasque os camarões, deixando a ponta da cauda. Dê um corte nos camarões (pelas costas) e retire as vísceras. Abra os camarões até a metade, pela parte oposta à cauda, para obter sustentação, permitindo que fiquem em pé.

Finalização
Na borda de dois pratos grandes, distribua as rodelas de tomate, intercalando-as com as de palmito. No centro, disponha a alface americana, a cenoura e os tomatinhos. Sobre as rodelas de tomate, coloque os camarões com a cauda voltada para o centro do prato; sobre o palmito, arrume as tirinhas de pimentão.
Tempere com a mistura de óleo extravirgem, limão e sal. Sirva com os acompanhamentos.

Omelete Blitz
Bem, não existe um hotel Blitz em Londres de verdade, o nome era uma brincadeira com o Hotel Ritz (v. post de 3 de junho de 2008 ). Uma referência à omelete preparada à moda do Ritz foi encontrada numa página sobre a história das… omeletes.

1941
Cooking a la Ritz, Louis Diat [J.B. Lippincott:New York] (p. 289)
“Omelette. Ordinary omelettes are made of three or four eggs as it is better to make them medium sized rather than too big to insure their being well cooked. For 3 eggs, use « teaspoon salt, 1 tablespoon butter. Mix the eggs lightly with a fork and add the salt. Do not beat the eggs stiffly thinking to make the omelette lighter. On the contrary, the omelette will become heavier and more watery.” (Answerbag)

Em todo caso, também já vimos a receita de omelete de ervas finas do próprio chef Escoffier em post do dia 28 de maio de 2008.

Tournedos à l’Étranger
Tournedos, desta vez soletrado corretamente, nós já vimos antes (post de 23 de abril de 2008 ). Quanto à referência a l’étranger, relacionada a uma receita, não encontrei ainda. Existe um restaurante londrino chamado L’Étranger, mas creio que é bem mais novo do que o livro de Agatha Christie. Poderia ser referência a outro livro, O Estrangeiro (1942), de Albert Camus, se também não fosse posterior a Sócios no Crime (1929).

Souffle en surprise
É surpresa que eu não tenha encontrado esta receita tampouco? 😉
Soufflé (fr.) ou suflê (pt-br) é uma iguaria assada, leve e fofa, feita com gemas de ovo e claras batidas em neve combinadas com outros ingredientes, salgados ou doces. A palavra vem do verbo souffler (assoprar, soprar), já que é isso o que acontece quando o suflê vai ao forno: ele parece inflar.

Receita de suflê de chocolate.

Anúncios

Um pensamento sobre “Theodore Blunt almoça com o Prefeito de Polícia de Paris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s