[Opinião] Assassinato na casa do pastor (TV)

Com Joan Hickson, 1986

Com Joan Hickson, 1986

Tive oportunidade de assistir a duas versões feitas para a TV do mesmo livro de Agatha Christie com um intervalo de poucas semanas.

Vi primeiro o Assassinato na casa do pastor mais recente, de 2004, com a atriz Geraldine McEwan no papel de Miss Marple e roteiro de Stephen Churchett.

Algumas semanas depois vi o Assassinato na casa do pastor de 1986, com Joan Hickson no papel de Miss Marple e roteiro de T. R. Bowen.

Ambos têm quase a mesma duração (1h42 o mais antigo, 1h34 o mais novo) e em ambos os roteiristas optaram por enfatizar determinados personagens e dispensar outros, embora mantivessem essencialmente a mesma base principal.

E aqui terminam as similaridades.

Com Geraldine McEwan, 2004

Com Geraldine McEwan, 2004

Eu não tinha gostado muito da versão com McEwan mas não conseguia apontar a razão até ver a versão com Hickson: o roteirista Bowen manteve-se mais fiel ao espírito das histórias de Miss Marple, mais pudico e vitoriano; os personagens secundários que optou por manter são mais consistentes com a trama, sem dispersar a atenção; os personagens são mais característicos, mais parecidos com que eu imaginei quando li o livro. Mas o principal é que essa versão mais antiga manteve a atmosfera do livro.

A versão mais recente, tentando modernizar personagens, acabou por causar um pouco de estranhamento e desconforto, e também perdeu bastante do humor tanto do livro quanto da versão com a Hickson.

Se tiver chance, assista a de 1986.

Anúncios

Um pensamento sobre “[Opinião] Assassinato na casa do pastor (TV)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s