Cartório de Somerset

– Aqui está o registro do cartório de Somerset, senhor (O Mistério de Sittaford, Ed. Record, 1987, pág. 191)

Somerset House, Londres

Somerset House, Londres

O prédio que abriga Somerset House, ao sul da (rua) Strand, com vista para o rio Tâmisa em Londres, foi erguido no terreno que o rei Henrique 8º deu ao seu cunhado Edward,  irmão da terceira da seis esposas do rei (após Catarina de Aragão e de Ana Bolena), em 1539. Edward Seymour, 1º Duque de Somerset, derrubou algumas edificações existentes no local, anteriormente pertencentes à igreja romana, e construiu ali a sua residência. Em 1552 Edward perdeu prestígio e foi preso. A propriedade passou às mãos de Elizabeth, filha de Henrique 8º e Ana Bolena, que viria a ser coroada rainha em 1558. Ela residiu em Somerset House durante o período em que sua meia-irmã Mary , filha de Catarina, reinou.

A propriedade passou pelas mãos de diversos donos, cada um remodelando-a, ampliando-a, remobiliando-a de acordo com seu gosto pessoal e objetivo; a última reforma foi finalizada em 1952 para restaurar uma ala destruída nos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, quando aproveitaram para ampliar a Ala Oeste.

Outros inquilinos do Somerset House durante a primeira metade do século XIX foram os Poor Law Commissioners e os Tithe Commissioners; em 1837 o Registo Geral de Nascimentos, Casamentos e Mortes montou o seu gabinete na Ala Norte, estabelecendo uma ligação que duraria quase 150 anos. Este gabinete guardava todas as Certidões de nascimento, Certidões de casamento e Certidões de óbito em Inglaterra e País de Gales; esses índices estão agora no Family Records Centre. (Wikipedia)

Em 1970 o Escritório de Registro Geral (General Register Office) foi transferido para o St Catherine’s House. Em 1997, finalmente, para o Family Record Centre na Myddleton Street, ao norte de Londres. Hoje em dia, Somerset House abriga museus e centros de arte.

Página oficial de Somerset House:
http://www.somerset-house.org.uk/

Somerset House visto do Tâmisa

Somerset House visto do Tâmisa

General Register Office

O registro civil ou Registrar General of Births, Marriages and Deaths foi instituído na Inglaterra e País de Gales em 1º de julho de 1837. A Revolução Industrial estava mudando os antigos padrões rurais e o surgimento de novas religiões tornou necessário um sistema de registro geral. Antes de 1837, cada paróquia – e cada igreja de cada religião – era responsável por manter registros de nascimentos, casamentos e enterros de seus fiéis. O mesmo ato que criou o registro geral dividiu os condados em distritos. Cada registro distrital enviava duas cópias de cada certificado de nascimento, casamento ou morte para o superintendente regional, que arquivava uma e encaminhava a segunda para Somerset House (até 1970, depois para St Catherine’s House), em Londres.

The General Register Office holds other registers – still-births; births and deaths at sea; births and deaths in aircraft; service births, marriages and deaths; consular registers of births marriages and deaths; registers of service deaths in World Wars I and II; adopted children (Coventry Archives)

Cerificados de registros arquivados são fornecidos mediante o pagamento de uma taxa (atualmente de £6,50). Em 1879 a taxa era de 1 xelim para pesquisa, mais 2 xelins para cópia (v. post sobre as moedas inglesas).

it is not generally known that on going to the General Register Office to search for death, it may at the same time be ascertained whether a Will has been proved, or letters of administration granted for the disposal of the deceased’s effects. (Dicken’s Dictionary of London, Victorian London)

Em 2005 iniciou-se o processo de digitalização dos registros, um projeto que estava previsto para terminar no final de julho de 2008, mas menos da metade está pronto: cerca de 130 milhões de certificados que serão disponibilizados num website quando o sistema for concluído, junto com os registros restantes de nascimentos até 1934 e de mortes até 1957.

Página oficial do GRO:
http://www.gro.gov.uk/gro/content/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s