Citando Agatha – Semana de 18 a 24.08.2008

Este post pertence à série “infinita e semanal” (publicado sempre às terças) de posts que abrangem um resumo (de alguns) dos blogs que citaram Agatha Christie durante a semana anterior, a fim de registrar, periodicamente, parte desta enormidade de sites que falam, por um motivo ou por outro, sobre a Dama do Crime. Neste post, citações de blogs em português de 18 a 24.08.2008.

18.08.2008
Blog: 7ma-Arte
Post: Ebooks Agatha Christie – 32 livros

Agatha Christie é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime. Os seus livros venderam mais de um bilhão de cópias em inglês, além de outro bilhão, em línguas estrangeiras. Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia, e mais que Shakespeare. Ela é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Ela é, até hoje, a romancista policial mais brilhante que o mundo já viu, conhecida como a Rainha do Crime e Duquesa da Morte, entre outros títulos. Agatha foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.

18.08.2008
Blog: Sorumbático
Post: APVG

Curiosidade: em «Os Crimes do ABC», publicado em 1935, o principal suspeito anda de terra em terra a vender meias de senhora para sobreviver – uma actividade que, segundo nos diz Agatha Christie, era frequentemente exercida por ex-combatentes que o Estado abandonara à sua sorte.

18.08.2008
Blog: Luar de Janeiro
Post: Vai um bom policial?

Já ninguém duvida de que o romance policial é um modo respeitável de expressão artística. Eu iria mais longe: certos autores atingem, nas novelas, a qualidade da obra-prima. E penso em Georges Simenon e o seu comissário Maigret; Agatha Christie e Poirot e Miss Marple; Dashiell Hammett e Sam Spade (no fabuloso “O Falcão de Malta”, por exemplo); Raymond Chandler e o Philip Marlowe de “O Longo Adeus” – aos quais poderíamos juntar o empolgante John Le Carré. Graham Green, romancista estimado e consagrado, não escreveu romances policiais ou semipoliciais?

19.08.2008
Blog: Oficina do Verbo
Post: Memória de Leitura

Círculo do Livro, espécie de clube de leitura em que se assumia o compromisso de comprar um determinado número de exemplares/mês, e foi por esse meio que o meu contato com os livros passou a se estreitar ainda mais. Títulos de Sidney Sheldon e Agatha Christie eram a leitura mais comentada na época. Mas, obviamente, não eram as únicas. A partir de então posso dizer que o hábito da leitura foi sendo consolidado e, principalmente, apurado.

20.08.2008
Blog: Livros, Livros e Mais Livros
Post: Sangue na Piscina

Sangue na Piscina vale pelas incríveis caracterizações de personagens que são humanos desconcertantes mas ao mesmo tempo muito realistas.

24.08.2008
Blog: Eu e Minhas Sardinhas
Post: 7 Coisas

Sete livros favoritos:
(…) Agatha Christie, mas o melhor dela é o “O Caso dos Dez Negrinhos”

Anúncios

2 pensamentos sobre “Citando Agatha – Semana de 18 a 24.08.2008

  1. No aspecto da imprevisibilidade, o caso de «A Morte de Roger Ackroyd» é o máximo!

    Sendo considerado, por muitos, como a melhor obra de A.C., é fundamental ler, também: «Quem matou Roger Ackroyd», escrito por quem estudou o texto com infinito cuidado e conclui que Poirot se enganou: o assassino é outro – e prova-o.

  2. Olá, Sorumbático! Você é de Portugal, não? Infelizmente, esse livro de Pierre Bayard não foi publicado no Brasil; dele temos apenas “Como falar dos livros que não lemos”.
    😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s