O que é romance policial – Sandra Reimão [1/3]

Capa do livro

Capa do livro

AGATHA CHRISTIE
A DAMA DO CRIME
É muito difícil precisar o número de textos escritos por Agatha Christie (1891-1976). Isto devido às diferenças entre as edições inglesas e americanas e ao fato de um mesmo grupo de contos ser muitas vezes encaixado de forma diferente, em volumes diferentes. Agatha Christie escreveu, aproximadamente, 61 romances, 165 contos, 14 textos para teatro (escritos originalmente para teatro ou teatralizados por ela mesma); além disso, escreveu mais oito textos sob outros nomes (Mary Westmacott e Agatha Christie Mallowan).

Seus romances e contos deram material para muitos filmes, dos quais os mais conhecidos são “Assassinato no Orient Express” e “Os Dez Negrinhos”, è para muitas montagens teatrais. Na vasta obra de Agatha Christie, encontra-se um pouco de tudo, em termos de narrativa policial.

Muitas dessas narrativas têm como protagonista Hercule Poirot (aproximadamente 31 romances, 57 contos e seis peças), Esse detetive belga com características francesas foi o primeiro criado por Christie, e sem duvida é o mais famoso detetive da história da narrativa policial, depois de Sherlock Holmes. No geral, os textos que têm Poirot como personagem central seguem uma linha mais “clássica” do romance enigma, são textos que seguem mais fielmente os modelos criados por Poe e Conan Doyle. Em alguns desses textos podemos encontrar outro personagem bastante popular e outra feliz criação de Agatha Christie, o Capitão Hastings, que atua como amigo, companheiro e memorialista narrador dos feitos de Poirot.

Outro detetive criado por Agatha Christie é a fascinante Miss Jane Marple, aquela gentil e pacata, refinada, mas simples, velhinha inglesa, brilhante e certeira quando se trata de conhecer a natureza humana e desvendar suas ações. O casal Tommy e Turppence Beresford, Mrs. Ariadne Oliver, Superintendente Battle, Mr. Parker Pyne, Mr. Satterthwaite e Mr. Quin são os detetives criados pela dama do crime e encarregados de desvendar os mais complexos enigmas.

Ao lado das obras que seguem francamente as correntes mais clássicas do romance enigma, é interessante notar que encontramos também, em Agatha Christie, obras que rompem com as regras consideradas básicas no gênero.

Se tomarmos como ponto de referência as “Vinte Regras Para Escrever Histórias Policiais” de S. S. Van Dine, veremos, pelo menos, duas obras de Agatha Christie que rompem essas regras:

Contém spoilers dos livros O Assassinato de Roger Ackroyd, Assassinato no Expresso Oriente e O Visitante Inesperado. –> “Assassinato de Roger Ackroyd” rompe a regra 4, pois o narrador, que ajuda o detetive nas investigações, é o criminoso; “Assassinato no Orient Express” rompe a regra 12, pois o crime é planejado e executado por vários personagens, exatamente 12. Há ainda obras que rompem regras não indicadas por Van Dine, mas tidas por consenso como elementares: em “Os Dez Negrinhos” todos os personagens principais morrem e em “Convidado inesperado” (teatro), o público sabe desde o início que é o assassino. <– Fim dos spoilers

O que é romance policial – Sandra Lúcia Reimão
Ed. Brasiliense, 1983
(Fora de catálogo)

Post Relacionado
Vinte regras para escrever histórias de detetives publicado em 15 de outubro de 2008.

Anúncios

5 pensamentos sobre “O que é romance policial – Sandra Reimão [1/3]

  1. Pingback: O que é romance policial - Sandra Reimão [2/3] « A Casa Torta

  2. Pingback: O que romance é policial - Sandra Reimão [3/3] « A Casa Torta

  3. Olá,

    Acabei de ler ontem “Assassinato no Expresso Oriente”, só agora li os Spoilers.

    A última parte está com o título trocado “O que romance é policial” em vez de “O que é romance policial”.

    Abraços,
    Cassio

  4. Cassio, por coincidência estava procurando Agatha hoje [23.10.2008] e caí no seu blog; deixei um recado para visitar nossa A Casa Torta, mas vejo que já estás aqui a postos. Obrigado pela visita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s