Citando Agatha – Semana de 27 a 02.11.2008

Este post comemora os 400 posts de A Casa Torta e pertence à nossa série – publicada sempre às terças – de posts que abrangem um resumo (de alguns) dos blogs que citaram Agatha Christie durante a semana anterior, a fim de registrar, periodicamente, parte desta enormidade de sites que falam, por um motivo ou por outro, sobre a Dama do Crime. Neste post, citações de blogs em português de 27.10 a 02.11.2008.

27.10.2008
Blog: Estante de Livros
Post: As Dez Figuras Negras

Está lido o segundo livro da rainha do policial e a minha satisfação continua em alta. Desta vez, temos um caso em que não está presente nenhum dos famosos detectives a que a Agatha Christie deu vida, mas ainda assim é uma história super intensa e cheia de suspense e terror. É o seu livro mais vendido, com cerca de 100 milhões de cópias por todo o mundo.

Tal como as dez personagens no início do livro, o leitor embarca numa viagem aterrorizadora, rumo a uma ilha que se vai revelar o local propício a uma espiral de crimes que são subtilmente baseados numa canção de embalar. O suspense em relação ao autor dos crimes transpira do livro de uma forma tão perfeita que as suposições do leitor são constantemente levadas na mesma direcção das das personagens, em direcções sinuosas e imprevisíveis. As mortes sucedem-se a um ritmo imparável e revelam um planeamento detalhado, mais admirável ainda pela impossibilidade de prever o comportamento das vítimas.

O final é excelente. Durante todo o livro, somos levados a pensar que estamos na posse de toda a informação e que poderemos adivinhar o desfecho e o autor dos crimes, mas…

30.10.2008
Blog: Bons Ares
Post: Complexo de Agatha Christie

Quem, em sua infância, nunca leu Agatha Christie? Que jogue a primeira pedra aquele que nunca ficou tentando dar uma de Hércule Poirot e desvendar o assassino!

Mais para a adolescência-adultícia, aqueles que guardaram um fascínio e interesse constantes pelos romances de mistério muito provavelmente começaram a inscursionar pela literatura policial, indo desde os noirzóides americanos até os escritores de ponta do momento, como Paul Auster (em alguns textos) e o mestre Henning Mankell. Sempre fascinados pelas perseguições detetivescas dos livros, quase com certeza, em algum momento, devem ter se visto imaginando seguir alguma pessoa, uma ex, um amigo, um amor, o que seja.

01.11.2008
Blog: Aline Silva Dexheimer, o Blog
Post: Era uma vez uma Ponte…

Íris, a personagem central da trama, por vezes me lembra Miss Marple, a simpática velhinha detetive de Agatha Christie que tanto povoou meus dias de leitura na minha adolescência. Assim como Miss Maple, Dona Íris desvenda o mistério da Ponte bisbilhotando e se metendo na vida dos outros.

01.11.2008
Blog: Livros [s]em critério
Post: Poker

Novíssimo livro editado em Portugal, de um novíssimo autor que edita o seu primeiro volume, falo-vos de Poker. Viagem ao fundo da verdade de Gonçalo Coelho, um dos poucos policiais assumidamente policiais escritos em português por portugueses. Isto mesmo considerando que o autor é tão universal quanto um homem pode ser, tendo vivido no Reino Unido, no Brasil e em Portugal, o que acaba por transparecer para esta história de estreia.

O género policial, apesar de ter grandes tradições noutros países, especialmente nos EUA, não tem grandes raízes em Portugal. Os números são baixos tanto de autores como de leitores dedicados ao género. Claro, todos lemos Agatha Christie uma vez na vida, mas daí a sermos fãs de literatura policial vai um bom pedaço. Eu próprio não sou um grande apreciador do género e admito que daí possam vir alguns preconceitos contra esta história. (…)

Anúncios

2 pensamentos sobre “Citando Agatha – Semana de 27 a 02.11.2008

  1. Obrigada por me citar.
    Não conhecia teu blog, agora vou passar sempre por aqui.
    A Casa Torta foi o primeiro livro de Agatha Christie que li e jamais esqueci o assassino!

    Parabéns pelo espaço.
    Sou uma grande fã de Agatha Christie.
    Beijos,Aline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s