Citando Agatha – Semana de 10 a 16.11.2008

Este post pertence à nossa série – publicada sempre às terças – de posts que abrangem um resumo (de alguns) dos blogs que citaram Agatha Christie durante a semana anterior, a fim de registrar, periodicamente, parte desta enormidade de sites que falam, por um motivo ou por outro, sobre a Dama do Crime.Neste post, citações de blogs em português de 10 a 16.11.2008.

10.11.2008
Blog: Vale a Pena Ler
Post: Passageiro para Frankfurt – Agatha Christie

Agatha Christie, a Rainha do Crime, faz jus ao título. Passageiro para Frankfurt, mais um romance policial em sua vasta obra, é um livro envolvente cuja trama repleta de suspense nos prende a atenção. Li quando fazia o segundo grau ou científico e recordo-me que todos os dias no início da tarde, enquanto devorava um tablete de chocolate folheava as páginas, tentando desvendar os mistérios da estória.

10.11.2008
Blog: Minhokinha
Post: O que ando a ler: Contos Policiais

“É um crime, caro leitor. Um crime! A vítima somos nós, leitores portugueses, e não há dados que nos apontem para um possível assassino. É praticamente um dado unânime que a literatura portuguesa é vítima de um crime de ausência: a do policial entre a nossa ficção.” É com estas palavras que o coordenador de Contos Policiais (Porto Editora, 2008), Pedro Sena-Lino, justifica o convite a nove escritores para que se embrenhassem no género iniciado pelos mestres Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie.

13.11.2008
Blog: Coisas Minhas
Post: 13.11.2008

Costumo dizer, em tons de brincadeira, que tenho saudades dos tempos em que umas das minhas sobrinhas apenas me cravava uma ida ao cinema de três em três meses. A realidade é que, actualmente, ela pede uma ida às compras semanalmente. Mas quando digo compras não falo em roupas, acessórios ou guloseimas, falo de livros. E hoje fomos às compras.
Entramos na loja e rumamos à secção dos livros. Eu perdi-me logo e esqueci-me que a verdadeira razão era comprar um livro para a miúda e não para mim. Quando finalmente me resolvo vou atrás da miúda. Encontro-a junto à secção dos livro policiais e fico logo babada. Uma seguidora de Agatha Christie como eu, penso, enquando imagino que finalmente os imenso livros que tenho da escritora vão passar a ter realmente uso, para além do já dado por mim. Começo a sugerir. Esse não, que eu tenho. Aquele também tenho. Este já li. Até que páro, assombrada. A miúda tem doze anos! Se calhar não era suposto estar a ler policiais desses.

16.11.2008
Blog: Livro Semanal
Post: Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie

“Assassinato no Expresso Oriente” é a mais famosa aventura de Hercule Poirot, detetive belga criado por Agatha Christie que viciou alguns milhões de jovens na leitura através de gerações. A fama desta criatura e sua criadora são tão grandes que até minha irmã, de quem não se tem notícias de ter lido outro livro na vida, conhece e já leu este livro. Mas pelo incrível que pareça, depois de centenas de livros detonados, eu ainda não conhecia esta obra tão banalizada. Não dava para morrer sem ler pelo menos um livro de Agatha Christie, fosse para falar bem ou mal.

2 pensamentos sobre “Citando Agatha – Semana de 10 a 16.11.2008

  1. Oi Tommy!

    Agradeço a inclusão do nosso comentário em sua página e ao mesmo tempo parabenizo pelo blog. Realmente, há muito o que se falar sobre Agatha Christie e sua obra!!
    Grande abraço.

    W.

Deixe um comentário

