Citando Agatha – Semana de 02 a 08.03.2009

Este post pertence à nossa série – publicada sempre às terças – de posts que abrangem um resumo (de alguns) dos blogs que citaram Agatha Christie durante a semana anterior, a fim de registrar, periodicamente, parte desta enormidade de sites que falam, por um motivo ou por outro, sobre a Dama do Crime. Neste post, citações de blogs em português de 02 a 08.03.2009.

03.03.2009
Blog: A bagagem do navegante
Post: Procura-se um livro…

O meu pai sempre foi uma péssima influência para mim – isso é uma homenagem, já que eu o adoro. Deu-me todos os livros que eu quis. Deu-me a obra da britânica Agatha Christie (1890-1976), por exemplo – ela é ótima! –, quando eu, ainda, era apenas uma criança. Todo sábado era um ou dois livros. E li todos, reli. Pena que, ao longo dos anos, durante minhas ausências, entravam em meu quarto e depenavam a minha coleção. Mas, bom! Todo escritor que se preze deve ler e apreciar Agatha Christie, sem preconceitos. Qual o problema? Só porque ela era uma mulher rica e criativa, escritora de romances policiais? E daí? Era uma mulher culta, sensível, humanista e entendeu a complexidade da natureza humana. Falou disso pelos meios que encontrou. Quanto ao meu pai… Ainda criança, me fez, ainda, ler as Mil e umas noites e a obra do brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948). E por aí vai.

04.03.2009
Blog: Juro que tenho mais que fazer…
Post: Pensamento da semana

“Tenho uma teoria de que devemos à ociosidade a maioria das nossas grandes invenções e a maior parte das realizações de génio. A mente humana prefere ser alimentada à colher com os pensamentos dos outros, mas, privada de tal alimento, começa, relutantemente, a pensar por si mesma, e essa reflexão é uma reflexão original e que pode ter resultados preciosos.” (Jerry Burton, personagem de Agatha Christie em The Moving Finger)

Deixe um comentário

