Citando Agatha – Semana de 26.10 a 01.11.2009

Este post pertence à nossa série – publicada sempre às terças – de posts que abrangem um resumo (de alguns) dos blogs que citaram Agatha Christie durante a semana anterior, a fim de registrar, periodicamente, parte desta enormidade de sites que falam, por um motivo ou por outro, sobre a Dama do Crime, e também como forma de homenagear e prestigiar os blogueiros que tratam do tema ou citam Agatha em suas memórias de todos os tempos. Neste post, citações de blogs em português de 26.10 a 01.11.2009.

26.10.2009
Blog: Parlavra Escrita
Post: Um mistério e três detetives

Os investigadores, aliás, são uma atração à parte na trama, escrita em 1936 (a edição que ilustra esse post é de 1982). Um deles é um homenzinho de cabeça oval, vaidoso ao extremo. Reconheu? Não, leitor, ele não é Hercule Poirot, a célebre criação de Agatha Christie, mas Amer Picon, que poderia ser sua cópia quase exata. As semelhanças com outros famosos detetives da ficção não para por aí: os outros dois detetives são o Monsenhor Smith, inspirado no Padre Brown de Chesterton, e Lorde Simon Plimsoll, um aristocrata que guarda semelhanças com Lorde Peter Wimsey, de Doroty Sayers.

01.11.2009
Blog: Universo Fantástico
Post: Literatura Geométrica

Exemplo clássico é o Ulisses de Joyce refletindo de um a um os episódios da Odisséia, ou O Caso dos Dez Negrinhos de Agatha Christie refletindo os versos de uma canção infantil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s