Citando Agatha – Semana de 26.10 a 01.11.2009

Este post pertence à nossa série – publicada sempre às terças – de posts que abrangem um resumo (de alguns) dos blogs que citaram Agatha Christie durante a semana anterior, a fim de registrar, periodicamente, parte desta enormidade de sites que falam, por um motivo ou por outro, sobre a Dama do Crime, e também como forma de homenagear e prestigiar os blogueiros que tratam do tema ou citam Agatha em suas memórias de todos os tempos. Neste post, citações de blogs em português de 26.10 a 01.11.2009.

26.10.2009
Blog: Parlavra Escrita
Post: Um mistério e três detetives

Os investigadores, aliás, são uma atração à parte na trama, escrita em 1936 (a edição que ilustra esse post é de 1982). Um deles é um homenzinho de cabeça oval, vaidoso ao extremo. Reconheu? Não, leitor, ele não é Hercule Poirot, a célebre criação de Agatha Christie, mas Amer Picon, que poderia ser sua cópia quase exata. As semelhanças com outros famosos detetives da ficção não para por aí: os outros dois detetives são o Monsenhor Smith, inspirado no Padre Brown de Chesterton, e Lorde Simon Plimsoll, um aristocrata que guarda semelhanças com Lorde Peter Wimsey, de Doroty Sayers.

01.11.2009
Blog: Universo Fantástico
Post: Literatura Geométrica

Exemplo clássico é o Ulisses de Joyce refletindo de um a um os episódios da Odisséia, ou O Caso dos Dez Negrinhos de Agatha Christie refletindo os versos de uma canção infantil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s