Presos lendo Shakespeare e… Agatha, claro

Na matéria do portal G1 com o título “Ex-aluno de direito, preso do DF lê Shakespeare para diminuir pena”, nossa Agatha Christie é citada como uma das leituras frequentes dos presidiários de Brasília. Uma pesquisa da UnB mostrou que detentos leem até 12 vezes a média nacional, e um projeto prevê redução de 48 dias na pena de quem tiver nota a partir de 7:

Apaixonado por literatura, o presidiário Carlos Anderson Aguiar, de 26 anos, não pensou duas vezes antes de escolher obras de Shakespeare para participar de um projeto desenvolvido por uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Universidade de Brasília para remissão de pena por meio de leitura. A proposta é que os detentos que obtiverem média 7 ou superior na resenha de 12 livros lidos ao longo de um ano passem 48 dias a menos na cadeia.

“Escolhi [começar com “Os dois cavaleiros de Verona”] inspirado em “Romeu e Julieta”, afinal, o cara que escreveu o maior romance do mundo certamente só fez coisa boa, não é?”, explica o detento Aguiar. “Eu gostei muito. Conta a história de dois amigos, é muito interessante. Li duas vezes para depois treinar o texto.”

(…) Entre as obras mais procuradas estão as de Sidney Sheldon, Jorge Amado e Agatha Christie. Até então, as bibliotecas faziam cerca de 350 empréstimos por semana, mas a expectativa é de que o número suba a partir do projeto. De acordo com Neiva, a maior parte dos 7 mil livros foram doados, sendo 30% didáticos e 70% literários. Quando um preso quer um exemplar que ainda não chegou ao local, ele pode pedir à família, mas deve disponibilizar aos colegas depois de terminar a leitura.

Leia o texto completo em:
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/07/ex-aluno-de-direito-preso-do-df-le-shakespeare-para-diminuir-pena.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s