Mistérios modernos

É sempre muito temerosa (ainda mais para os fãs da Dama do Mistério) alcunhas de “a nova Agatha Christie” ou rótulos semelhantes. Seja como for, Tommy Beresford está lendo, em janeiro de 2014, o livro “1222”, de Anne Holt, que tem justamente uma observação deste tipo na capa.

A obra é protagonizada por uma ex-policial cadeirante, descrita como “tão astuta e brilhante quanto sarcástica e antissocial”, que, em “1222”, seria a única pessoa capaz de solucionar o mistério da morte de um dos 269 passageiros de um trem descarrilado… Escrito em 2007 e traduzido para o português em 2012, pela editora Fundamento, faz parte de uma série de pelo menos oito livros, mas ao que parece não há necessidade de ter lido os demais para apreciar este “1222”…

Leia mais sobre o livro no site da Editora Fundamento:
http://editorafundamento.com.br/1222.html#.Uuj6UPtTsdU

Há também uma resenha (de Fábio Martins) neste site:
http://www.folhetimonline.com.br/2013/03/14/resenha-1222-anne-holt/

IMG_20140128_232847[1]

Um pensamento sobre “Mistérios modernos

  1. Nota que escrevi no goodreads e colo aqui:
    Lembrete para mim mesmo: Quando a capa do livro precisa ter uma nota dizendo que seu texto parece o de um outro autor, devolva à prateleira.
    1222 vale pela sinopse e pelos seus três últimos capítulos. Tem um ritmo que cansa, a narrativa não desenvolve. Anne Holt tenta te enganar através da protagonista que pensa ser o assassino outra pessoa, é um truque barato, por exemplo: Fulano tem que ser o assassino porque blablabla. A comparação com Agatha Christie é piada. A dama do crime usa de artifícios mais sutis para manipular nossa mente.
    O tempo em 1222 também é inverossímil. Ocorre um mundo de coisas e só se passaram poucas horas.
    Ao final do livro, que é o que vale a pena, Anne Holt mostra a que veio, enfim. Ela, que trabalhou na polícia norueguesa, formada em direito, tem conhecimento criminal, apesar do final parecer não ter realmente acabado, desenrola a investigação de forma aceitável, uma pena porque a sinopse vende um livro grandioso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s