Boa Viagem: Torquay em destaque no jornal O Globo

Matéria do Globo Online de Eduardo Maia publicada em 30.04.2015 destaca Torquay:

Existe um lugar no sudoeste da Inglaterra onde um detetive belga se sentiria muito bem em casa. Ele poderia ser vizinho de uma senhora perspicaz, que desvenda os mais insolúveis casos com a mesma facilidade com que tira as ervas daninhas do jardim. Viajantes misteriosos, intrépidos arqueólogos e ricaços excêntricos também aproveitariam o calçadão de frente para o mar e o microclima que dão ao litoral do condado de Devon o merecido — ainda que inusual — apelido de Riviera Inglesa. De certa maneira, Hercule Poirot e Miss Marple conhecem cada canto da pacata Torquay, onde nasceu e cresceu Agatha Christie, há 125 anos.

A mistura de paisagens litorâneas com vilarejos rurais ingleses, tão comuns em boa parte dos 80 livros da “Dama do Crime”, além de pano de fundo para histórias de mistério e detetives, faz da região um dos destinos mais pitorescos do Reino Unido. À primeira vista, há uma certa decadência no cenário de casarões vitorianos, hotéis grandiosos, jardins e calçadões por onde circulava boa parte da elite britânica no início do século XX. Mas esse é o charme de Torquay, eleita, pelo segundo ano consecutivo, o melhor destino de praia da Inglaterra pelos usuários do TripAdvisor.

Com termômetros marcando sempre temperaturas mais altas que no resto do país e belas praias bastante preservadas nos arredores do centro urbano, é fácil entender o porquê.

Para fãs de Agatha Christie, a viagem à região ganha mais sabor. Tudo remete à filha mais ilustre do lugar, não só em Torquay, que exibe orgulhosa pontos como as praias preferidas e até o hotel onde a escritora passou a lua de mel. Perto dali, a curta viagem de trem (onde, espera-se, nenhum passageiro virará alvo do detetive Poirot), está Greenway, casa de veraneio de Agatha, e que serviu de inspiração a obras como “A extravagância do morto”, “Cinco porquinhos” e “Punição para a inocência”.

Leia mais clicando aqui.

OG3004AC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s