Uma curiosidade que pouca gente conhece é a ligação, ainda que indireta, entre Hercule Poirot e Miss Marple, nossos amados detetives agathachristianos, dois dos mais famosos do mundo em todos os tempos. Embora Agatha nunca tenha desenvolvido uma história em que ambos atuassem juntos (*), há alguns fatores que levam a crer que eles de alguma forma pertençam a um mesmo nicho ficcional:
[1] Como sabemos, Poirot se encontra em diversas ocasiões com Ariadne Oliver, escritora de romances policiais citado por Agatha em vários livros. Ariadne Oliver conheceu o Reverendo Dane Calthorp e sua esposa no romance “O Cavalo Amarelo”. O mesmo reverendo Calthorp e sua esposa são amigos de Miss Marple, como aparece em “A Mão Misteriosa”.
[2] Poirot conheceu a personagem Katherine Grey no inesquecível “O Mistério do Trem Azul”, e Katherine tem como cidade natal (a fictícia) St. Mary Mead (a mesma onde Miss Marple morava e atuava).
[3] Poirot conheceu o misterioso Mr. Robinson no livro “Um Gato Entre os Pombos” (o primeiro lido por mim, Tommy, em longínquos 1982). O mesmo Mr. Robinson esteve envolvido com mistérios do hotel onde Miss Marple estava hospedada em “O Caso do Hotel Bertram”.
Por último, é importante lembrar que “A Aventura do Pudim de Natal”, contendo seis contos e publicado em 1960, apresenta cinco histórias protagonizadas pelo detetive belga e, a sexta por Miss Marple, mas eles não se encontram efetivamente no livro.
E você, lembra de alguma outra ligação entre esses ou outros personagens de Agatha?
(*) Tomara que um dia alguém encontre, em alguma gaveta ou passagem secreta, um romance inédito que tenha os dois atuando juntos… Já pensaram?
Miss Marple e Ariadne Oliver estão juntas em “Noite das Bruxas”.