Tommy Beresford Lê

Tommy Beresford, o próprioQuando a dinâmica Lady Lucy Angkatell aceitou essa empreitada de dividir comigo a gerência deste blog (ou terei sido eu a aceitar esse desafio a convite dela ?), eu já sabia que corria o risco de “ficar para trás”, devido ao acúmulo de afazeres aos quais me proponho fazer cotidianamente.

Mas ler e reler os deliciosos livros de Dame Agatha Christie já era uma das minhas resoluções para 2008 – e, certamente, 2009, 2010… Bastava isso para me motivar a engatar mais uma marcha de postagens, e eis-me aqui dando vida a esse blog que para mim é mais que especial. Em dezembro de 2007, aliás, completei 25 anos de minha primeira leitura agathachristiana: “Um gato entre os pombos”, por sinal um de meus favoritos…

O blog certamente terá posts diários e dos assuntos mais diversos. Quanto à leitura, resolvi ser radical: vou tentar ler todos os livros da grande dama dos livros de mistério em ordem cronológica. Passarei pelos que já li, relendo para relembrar, e pelos que nunca li.

Darei preferência às traduções genuínas, de acordo com as possibilidades de meu bolso, mas edições genéricas podem ser utilizadas para não “atrasar os trabalhos”. De tempos em tempos, farei resenhas ou pequenas observações a respeito dos mesmos. Espero conseguir meu intento de, daqui a alguns anos, ter lido toda a sua magnífica obra.

2008

Terminado em 25.01.2008: “O Misterioso Caso de Styles”, de 1920.
Terminado em 31.01.2008: “O Inimigo Secreto”, de 1922.
Terminado em 06.02.2008: “Assassinato no Campo de Golfe”, de 1923.
Terminado em 14.02.2008: “O Homem do Terno Marrom”, de 1924.
Terminado em 29.03.2008: “O Segredo de Chimneys”, de 1925.
Terminado em 02.05.2008: “O Assassinato de Roger Ackroyd”, de 1926.
Terminado em 23.06.2008: “Poirot Investiga”, de 1924.
Terminado em 04.07.2008: “Os Quatro Grandes”, de 1927.
Terminado em 10.07.2008: “O Mistério do Trem Azul”, de 1928.
Terminado em 03.11.2008: “Sócios no Crime”, de 1929.
Terminado em 23.11.2008: “O Mistério dos Sete Relógios”, de 1929.

2009

Terminado em 14.07.2009: “O Caso do Hotel Bertran”, de 1965 (ops !).
Terminado em 01.08.2009: “Assassinato na Casa do Pastor”, de 1930.
Terminado em 15.09.2009: “Cipreste Triste”, de 1940 (ops !).

2009

Terminado em 12.05.2010: “Por que não pediram a Evans ?”, de 1934.
Terminado em 26.05.2010: “O Natal de Poirot”, de 1938.
Terminado em 09.06.2010: “Tragédia em Três Atos”, de 1935.
Terminado em 14.06.2010: “Os Crimes ABC”, de 1936.

Procurando para comprar: “O Mistério de Sittaford”, de 1931.

Lendo: “Morte na Mesopotâmia”, de 1936.

37 pensamentos sobre “Tommy Beresford Lê

  1. Oi, jovem Tommy,

    Fiquei curiosa quanto às “traduções genuinas”. Quais são elas?

    A minha edição é aquela de papel-jornal da Record, tenho consciência de que é mal traduzida pra chuchu, mas adoro mesmo assim.

    Quanto tempo vocês demoram pra ler um livro de Agatha Christie? Nas raras férias que tenho, chego a ler um ou até dois por dia. Não dà pra largar…

  2. Linha, como eu sou ‘quinem’ Bombril, faço 1001 coisas ao mesmo tempo, incluindo vários sites, não dá pra ler muito rápido quanto quando eu era mais novinho. Leio nos ônibus e metrôs.

    Quanto às traduções genuínas, quis dizer as que foram feitas por tradutores profissionais. Citei assim porque, quando o último Harry Potter surgiu, muitos fãs preguiçosos como eu tiveram que recorrer às traduções-rápidas, feitas pelos próprios fãs, disponíveis na internet em tempo recorde – e, portanto, com imperfeições…

    Estou, portanto, tentando comprar os livros, ainda que usados (veja os posts sobre sebos).

    Um grande abraço.

  3. Olá! como vai Tommy?
    Gostaria de saber se quando escrevo para Lady, você tem acesso ou tenho que escrever para os dois separadamente?

    um abraço
    Marcelo

  4. Oi, Marcelo. Tudo que eu leio a Lady lê também. Se for aqui, é direto, pois visitamos todos os comentários todos os dias. Se for por email, em geral um manda pro outro também. Vale lembrar que os comentários são moderados por nós, para evitarmos abusos (não é o seu caso, claro). Um abraço.

  5. Linha, dependendo do livro leio em uma noite mas, como geralmente estou com vários outros autores ao mesmo tempo (e também para os objetivos do nosso blog), me impus o limite de um livro de Agatha Christie por semana.

    Quanto às traduções, aconteceu uma coisa engraçada: li duas coletâneas de contos na seqüência, sendo que a segunda tinha meia dúzia repetida da primeira, mas os tradutores eram diferentes. Eu demorei um tempão pra perceber que eram os mesmos, de tão diferentes que ficaram. E ambos eram traduções oficiais, de editoras diferentes. Vou comentar isso mais para a frente.🙂

    Marcelo, leio sim!

  6. Olá, Marcelo. “Tudo ao mesmo tempo agora”, como diz a canção. Estou no final de “Poirot Investiga”, que eu não tinha acabado ainda, prestes a começar “Os Quatro Grandes”, este sim o próximo da sequência.

  7. Tommy e Lady Lucy e todos hehehe
    Gostaria de avisar que está uma promoção legal no submarino de livros, comprei Cai o pano por 8,50, promoção progressiva, comprou mais ganhou mais, também não paguei frete.
    Abraços

  8. Tommy,
    Tive um pouco de trabalho quando li “Poirot Investiga”, essa leitura de contos acaba sendo mais demorada pra mim. Sempre preciso de um programa de desitoxicação do último enredo para começar a ler o próximo!! Aí, somente dando “um tempo”… hehehe. Por esse motivo é que preferia os livros onde a história é somente uma, sem essa interrupção.
    O livro que estou lendo agora “O Misterioso Senhor Quin” tem modificado a opinião que eu tinha….
    Muito interessante!
    Quem é a tradutora do seu “Os Quatro Grandes”?
    Será que você vai cair no mesmo conto que eu e a Lady Lucy?? heheheh
    Heim!!! Lady Lucy??? heheheh
    Um abraço

  9. Caro amigo Tommy:

    Foi com grande prazer que recebi o seu comentário no meu blog. É também com grande prazer que passarei a ser assiduo visitante dos blogs que visitou, nao fosse eu admirador incondicional da obra de Agatha Christie.

    Em Portugal estão a passar novamente as aventuras de Hercule Poirot, se bem que para mim seja muito relativo dado possuir todos os videos.

    Deixo-lhe, se me permite, duas sugestões fantásticas:

    “A Iris Amarela”

    “Condenados pelo Alfabeto”

    Um abraço

    Gil Nunes

    PS- Vou adicionar a “Casa Torta” na lista de links amigos

  10. Olá, Gil ! Obrigado pela visita e pelo comentário. Seu site é bastante interessante. Seja sempre bem vindo. Um enorme abraço aos amigos portugueses.

  11. Olá Tommy, tenho + – 50 títulos de Agatha Christie, fora os que eu e minha irmã lemos emprestado. O último título que lemos foi morte na rua Hickory. Estamos loucas pra ler outro título diferente mas como não temos nós relemos todos os títulos tentando não lembrar do enredo.

  12. Olá, Maria. Obrigado pela visita e volte sempre. Eu também tento não lembrar: na verdade, tirando um ou outro, não lembro mesmo !

  13. Ahh, me intrometendo na conversa do Tommy e da Mari, acho que o legal de reler um livro é, justamente, lembrar o enredo… Sabe, quando você lê da primeira vez é difícil acompanhar o raciocínio do final, sempre fantástico da AC. Mas depois, você tem a chance de reparar, também, naquele detalhezinho da história que resolveu tudo, tem a chance de encaixar aquela impressãozinha na trama… Isso torna tudo mais delicioso ainda!

  14. Obrigada pela visita🙂 E pela referência a este pedacinho de mundo sobre Agatha Christie.
    Bem, cá em Portugal há uma colecção em 40 volumes da Livros do Brasil das obras completas da Agatha (os meus 40 livros estão ali quietinhos a olhar para mim) logo acho que posso dizer que li quase tudo o que há para ler de obras de cariz policial da autora.
    Vou adicionar esta vossa página aos favoritos para passar com calma por cá😉

    Bjs de Portugal

  15. Brida, Isa e all, obrigado pela visita !

    Esclarecendo: Brida, em cada volume da Livros do Brasil há mais de um romance de Agatha ? Estou perguntando porque fiquei curioso em saber a razão de serem 40 volumes, será que condensaram em 40 ou será que deixaram alguns de fora ?

    A propósito, dê uma olhada nos títulos (em português do Brasil) que foram escritos pela Dama do Crime no link abaixo, e veja se todos estão incluidos na série da Livros do Brasil:

    https://acasatorta.wordpress.com/agatha-christie/livros/

  16. Oi Tommy!

    Desde que vi seu blog, passei a visitá-lo todos os dias. Parabéns sempre! Ah, o nosso blog tem agora novo endereço (http:// bomlivro.blogspot.com). Se vc puder atualizar naquele comentário que vc postou aqui, ficaria muito agradecida.
    Grande abraço.

    W.

  17. Atualizo sim, W. Mas me ajuda, onde está este comentário ? Eu mesmo procurei e não achei, acredita ? Vou pedir a Lady Lucy para também visitar seu blog neste novo endereço. Grande abraço e sucesso.

  18. Oi Tommy!!
    Eu amooooo todos os livros de Ms. Agatha!!!!
    Bem, tenho o assassinato na casa do pastor, já li 300 milvezes, a cada férias , é insuperável!
    Se estiver interessado…
    Abraços

  19. Estou conhecendo vocês agora.
    Leio Agatha Christie desde 1975 e acredito ter todos os livros dela, a maioria edição da Nova Fronteira.
    O personagem T. Beresford eu lembro, casado com a Tuppence. Mas, e a Lady Lucy, de qual livro ela é peronagem?
    Um abraço,
    Debora

  20. Achei legal a lista cronológica das histórias. Sempre tive planos de fazer esse exercício, mas a preguiça era grande.
    Tenho vontade também de quantificar outros dados. Por exemplo, em quais livros de Poirot aparece a Senhorita Lemmon, eficiente arquivista, criadora de um método perfeito para organizar os papéis de seu patrão?

  21. Quanto tempo faz que o pessoal nao faz nenhum comentario,o que sera que aconteceu?Esse site e um achado,muito legal!Voces ja ouviram falar do Skoob?La e para quem gosta de todos os livros,mas com certeza Agatha Christie ganha disparado na preferencia da galera;na minha estante so tinha ela(estante virtual),mas eu acabei saindo por achar muito cheio de nhem-nhem-nhem(posso estar enganada),enfim.No momento estou relendo A Testemunha Ocular do Crime,que em ingles e 4:50 from Paddington.Os personagens que mais gosto sao a Miss Marple,e claro,a Lucy Eyelesbarrow e o Cedric.Abraços.

  22. Pingback: Indicando livro(s) de Agatha (ou não) « A Casa Torta

  23. Tommy,

    O meu primeiro contato com Agatha Christie foi há muito tempo… E que importa o tempo, quando deparamos com uma leitura agradável e inteligente como os livros da AC.
    Tenho quase todos, mas a maioria naquela edição de banca de revista, horrível. Tenho também algumas do Círculo do Livro e outras da Nova Fronteira. Peço-lhe, amigo que me indique a melhor tradução, se possível. Não chego a ser purista mas gosto da perfeição.

    Abraços e parabéns pelo incentivo a uma boa leitura.

    obs: Com muita alegria constatei aqui na minha cidade, que algumas escolas de primeiro grau, estão pedindo para os alunos que leiam AC.

  24. Teresa,

    obrigado pela visita e pelo comentário. Mesmo de longe, tenho percebido, por conta das pesquisas e estatísticas do site, que várias escolas têm mesmo pedido livros de Agatha. Tomara que isso se amplie !

    Grande abraço,
    Tommy

  25. Olá Tommy. Sou também uma apaixonada pelas obras de Agatha Christie. Você tem um tópico onde se comenta as melhores traduções?
    é

  26. achei bárbaro o que vc fez, somente assim irei seguir pela ordem certa, só lamento que nem todos os filmes sejam fiel ao livro.

  27. A série de filmes com David Suchet no papel de Poirot é muito boa…. É como sempre imaginei a atmosfera descrita por Agatha Christie…..

  28. Gosto muito dos livros de Agatha Christie, especialmente Onde aparece o Detetive Hércule Poirot.
    Gostaria que me mandasem uma lista de livros onde o detetive aparece.
    Obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s